Respiração para Reduzir Estresse

Técnica de Respiração para Alívio Instantâneo de Estresse

Essa técnica é tão simples que você pode fazer até mesmo na mesa de sua casa.

Então, eu estava sentada na minha mesa, e de repente eu percebi que meus ombros estavam na altura das minhas orelhas e os músculos do meu pescoço estavam rígidos como uma garra de ferro...

Mas eu sabia o que fazer. E eu vou compartilhar essa técnica simples com você , porque ela é muito importante para manter o estresse sob controle.

Técnica de Respiração para Alívio Instantêneo de Estresse

Pesquisas mostram que o estresse faz com que a gordura se acumule em torno de sua barriga. Ele também prejudica a sua saúde, faz com que você fique mal-humorada, e afeta sua pele.

Yoga é uma ótima maneira de manter o estresse sob controle. Mas há também algumas simples técnicas de respiração que você pode usar para alívio imediato.

Na verdade, a sua respiração é uma das suas únicas ferramentas para mudar imediatamente o seu estado mental.

É um dos poucos sistemas em seu corpo que é um processo inconsciente, e que pode ser conscientemente controlado e alterado.

Quanto mais estresse, tensão e medo você sentir, mais rápida e rasa se torna a sua respiração!

Mas, como a respiração é uma via de mão dupla, você pode usá-la para sua vantagem.

Ao controlar a respiração usando algumas técnicas simples, você pode realmente mudar o seu estado emocional.

Um dos meus favoritos é a "respiração abdominal", porque é tão simples de aprender. Na verdade, é tão fácil quanto contar até 3.


  1. Inale pelo nariz, imagine que a sua respiração vai lá para baixo em sua barriga primeiramente, inflando ela como um balão. Isso é impossível, claro, mas a visualização permite que o seu diafragma desça até o fim.
  2. É importante manter os ombros relaxados e para baixo durante toda a respiração. Levantar seus ombros com tensão faz com que os músculos em torno de seus pulmões contraiam, impedindo você de realizar seu objetivo principal: fazer uma respiração completa.
  3. A hora de exalar também é simples. Permita que a sua barriga relaxe e deixe fluir suavemente para fora a respiração pelo seu nariz.
  4. Respire por no mínimo 15 vezes desse modo

Da próxima vez que você estiver em uma situação muito estressante, como antes de um grande discurso ou reunião, você pode fazer esse movimento imaginando com você que toda a ansiedade e o medo estão sendo expulsos do seu corpo.

Ou quando você está se sentindo estressada ou ansiosa no geral, você pode praticar esse exercício de respiração mesmo se estiver dirigindo em seu carro.

E de fato, essa é exatamente a técnica que eu uso quando eu sinto a tensão subindo em mim.

Essa é apenas uma das técnicas que ensino em meu livro: Respiração para Alívio Instantâneo no Estresse, que disponibilizo gratuitamente para as alunas do meu programa Canal Yoga.

Se ainda não faz parte do meu grupo, acesse o link: www.canalyoga.com.br para conhecer mais sobre meu programa de Yoga e todos os bônus que ofereço com ele!

Espero que tenham gostado dessa dica para aliviar o estresse através da respiração. Até mais!